Programação em parceria com o Espaço Dar à Luz
PARA PARTICIPAR PREENCHA GPA FICHA DE INSCRIÇÃO

10 julho 2011

Parto humanizado conquista júri do Prêmio Abramge 2007



http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2007/11/28/parto-humanizado-conquista-juri-do-premio-abramge-2007

Parto é Normal. Com este tema, o Prêmio Abramge de 2007 não poderia deixar de premiar o professor José Hugo Sabatino, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), um dos precursores do parto de cócoras em Campinas. O obstetra foi reconhecido pelo trabalho intitulado "Análise crítica dos benefícios do parto normal em distintas posições", no qual analisou, em partos normais, mulheres em posição horizontal (ginecológica ou litotomia), com o objetivo de observar comportamento de variáveis presentes no momento do parto, denominadas de "independentes".
Outro objetivo da análise é selecionar e analisar o comportamento de duas variáveis neste denominadas de "dependentes", uma materna, e outra do recém-nascido.

Sabatino dedica o prêmio para todo o grupo que atuou no projeto, preparando as mulheres para o nascimento. A dedicação ao parto humanizado há mais de 25 anos já é conhecida na América Latina, onde participa intensamente de seminários e congressos dedicados ao tema. Em 2005, ele realizou a Cátedra da Unicamp em Madri, que foi receptiva às suas idéias sobre parto natural. "Não existe unanimidade de critérios médicos, de como devem ser atendidos os partos em seres humanos. A posição que a mulher deve adotar no momento do nascimento, é ainda motivo de grande controvérsia", diz.

O obstetra acrescenta que a grande maioria das maternidades utiliza protocolos que obrigam mulheres sem risco gestacional a adotar a posição horizontal ou ginecológica, no momento do parto. "Esta conduta, que é historicamente generalizada, produz nascimentos bem-sucedidos, segundo seus defensores, mas, por outro lado, em mulheres também sem risco gestacional, existem evidências na literatura médica que, ao colocá-las no momento do parto em posição vertical ou de cócoras, os mecanismos do parto são respeitados, permitindo com isso, nascimentos, com menos complicações maternas e fetais e com recém-nascidos mais saudáveis", questiona.

Sabatino acredita que um melhor conhecimento do processo humanizado, assim como a repercussão (positiva ou negativa) que uma determinada posição possa causar, como o determinado pela análise crítica do trabalho premiado, poderá resultar na formulação de políticas públicas de atendimento à população. Essas políticas devem privilegiar questões como "a mais adequada posição materna que uma mulher deve adotar, em um parto normal para que o nascimento se torne com maior respeito aos processos fisiológicos do nascimento".

A importância do trabalho de Sabatino foi reforçada no Prêmio Abramge de Jornalismo, que premiou a entrevista intitulada "Vantagens para mãe e filho compensam medos quase sempre infundados", concedida pelo obstetra aos jornalistas Carlos Gustavo Leme Beraldi e Janaína Medeiros e publicada no Jornal da Cidade, de Jundiaí, em 23 de setembro deste ano.

Fotos: Antonio Scarpinetti
Edição de imagens: Luís Paulo Silva
Edição das imagens: Everaldo Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário